Para muitas mulheres, o uso de anticoncepcionais hormonais traz diversos benefícios, como o controle da síndrome do ovário policístico (SOP), dos sintomas da tensão pré-menstrual (TPM) e da acne, além da função principal de contribuir para o planejamento familiar.
No entanto, como ocorre com grande parte dos medicamentos, há prós e contras em relação ao seu uso. Um dos pontos mais controversos é o número de casos de trombose causada por anticoncepcional. Saiba mais sobre esta relação, quais os sintomas, os riscos reais e como evitá-los.
O que é trombose?
A trombose caracteriza-se pela formação de um coágulo na corrente sanguínea, e pode bloquear o fluxo de sangue em artérias e veias, em diferentes partes do corpo.
Quando se trata de uma trombose arterial, pode afetar vias importantes do cérebro, coração e outros órgãos, podendo levar a um infarto ou acidente vascular cerebral (AVC).
Já a trombose venosa geralmente ocorre em membros inferiores, e pode causar embolia pulmonar ou outras complicações graves caso o coágulo se solte.
Relação entre trombose e pílulas anticoncepcionais
Os anticoncepcionais orais são compostos de hormônios sintéticos que imitam os hormônios femininos estrogênio e progesterona – ou combinados, ou em formulações sem estrogênio, contando apenas com a progesterona. Esses hormônios afetam a coagulação sanguínea e podem contribuir para a formação de coágulos, causando quadros de trombose venosa ou arterial.
Contudo, deve-se ressaltar que o número de casos de trombose causada por anticoncepcional é relativamente baixo. Além disso, essa ocorrência está relacionada também à presença de outros fatores de risco, como obesidade, diabetes, tabagismo, sedentarismo e a predisposição genética (no caso de pessoas que possuem histórico de doenças circulatórias ou cardiovasculares na família).
Para avaliar a viabilidade do uso de anticoncepcionais hormonais, o médico deve investigar junto com a paciente os possíveis fatores de risco, com a realização regular de exames para avaliar se o sistema circulatório está saudável. Na Baza, clínica de imagens no Rio de Janeiro , você realiza seus exames com conforto e segurança. Aqui você encontra profissionais capacitados e tecnologia de ponta para manter sua saúde sempre em dia. Agende sua consulta.