Qual a diferença entre os exames de imagem?

 - (0) comentários

É comum as pessoas colocarem raios X, ultrassons, tomografias e ressonâncias magnéticas na mesma categoria por se tratarem todos de exames de diagnóstico por imagem. Porém, diferentes dos demais, a ultrassonografia e a ressonância não utilizam radiação, e a primeira tem o uso bem mais liberado do que os outros. Mas essas não são as únicas diferenças.

É pouco provável que o seu médico solicite algum exame desnecessário, mas é bom conhecer mais sobre eles para estar ciente de suas consequências e as necessidades de realização.

Raio X

O raio X é usado principalmente para verificar os ossos, o tórax e o pulmão. Ele funciona a partir da emissão de um feixe de elétrons, que colide com os átomos e forma imagens em duas dimensões. O raio ultrapassa o corpo e faz uma sombra onde acerta, imprimindo a imagem na placa que está do outro lado.

Por se tratar de radiação, é preciso ter muito cuidado para não receber mais do que o necessário, protegendo as outras partes do corpo com um avental de metal, principalmente a tireoide, tórax, abdômen e órgãos genitais.

Tomografia

Espécie de raio X mais detalhado, a tomografia é utilizada quando se deseja obter uma reconstrução tridimensional do corpo. Nesse exame, os feixes de elétrons são emitidos de maneira circular, por isso o equipamento tem o formato de círculo. Esse exame é usado, especialmente, para se conseguir imagens do coração e do cérebro.

Ressonância Magnética

A ressonância magnética oferece detalhes dos ossos, tórax, pulmão, coração e dos vasos sanguíneos sem utilizar radiação. O exame utiliza um ímã para criar um campo magnético que alinha as moléculas de água e hidrogênio em um mesmo lado do corpo, e quando esse campo é desligado, a máquina capta a marca deixada.

Mesmo sem usar radiação, esse procedimento exige cuidados. Quem possui tatuagens precisa usar uma toalha úmida sobre o desenho, porque as tintas contêm metais. Quem tem marcapasso e implantes auditivos não pode realizar esse tipo de exame.

Ultrassonografias

As ultrassonografias trabalham com o eco de ondas sonoras, e não há nenhum tipo de radiação envolvida. A onde bate e retorna, e a “sombra” de onde as ondas bateram é transformada em imagem. É o exame por imagem mais seguro e barato, mas pode exigir certo preparo, como tomar bastante líquido e reter a urina.

É altamente recomendada para exames vasculares, musculares e abdominais, podendo detectar desde pedras nos rins até problemas na tireoide. Entre os principais usos da ultrassonografia, estão:

• Observar o desenvolvimento do feto.
• Diagnosticar doenças da vesícula biliar.
• Avaliar o fluxo de sangue nas veias e artérias (Doppler).
• Conduzir uma biópsia.
• Checar a glândula tireoide.
• Estudar o coração.
• Diagnosticar infecções e algumas formas de câncer.
• Revelar anormalidades no escroto e próstata.
• Analisar alterações e tumores no tecido muscular.

Exames de imagem na Barra da Tijuca

A BAZA, clínica de exames de imagem no Rio de Janeiro, utiliza equipamentos com tecnologia digital para realizar exames de ultrassonografia com resultados confiáveis. Com atendimento diferenciado, nosso objetivo é deixar esse momento tenso de exame médico o mais tranquilo e agradável possível, sem abrir mão do que há de mais recente em tecnologia disponível no mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *