Mãos com luvas roxas analisando pernas com varizes | As perguntas mais frequentes sobre varizes

As perguntas mais frequentes sobre varizes

 - (0) comentários

As varizes não são apenas um problema estético que fazem o terror na vida das mulheres. Na verdade, elas podem causar dores e indicar problemas bem mais sérios. E, mesmo sendo um assunto bastante conhecido, as varizes ainda geram muitas dúvidas. Antes de responder a essas dúvidas, é preciso saber o que realmente são as varizes.

O que são varizes?

Varizes são denominadas como aquelas veias deformadas que surgem ao longo das pernas, podendo causar dores e inchaço, principalmente nas mulheres. Elas acontecem quando o sangue que é bombeado para os membros inferiores pelo coração retorna aos pés porque as válvulas que deveriam impedir esse retorno não funcionam corretamente, deixando o sangue empoçado nas veias.

Dúvidas frequentes sobre varizes

É possível evitar as varizes?

As varizes também podem ser hereditárias ou causadas por questões biológicas, mas existem alguns hábitos que favorecem a ocorrência do problema. Ficar em pé por longos períodos, uma vida sedentária e uma dieta não saudável são os principais deles.

O que são os vasinhos?

O que é popularmente conhecido como vasinhos são aquelas veias que podem ser vistas na pele de coloração verde ou azul. Aparentemente, eles são o problema, mas na verdade não são, os vasinhos são sinais de outro problema, como falha no retorno do sangue ao coração.

Os vasinhos podem se tornar varizes?

Não, mas eles indicam que as varizes podem surgir. Por isso, o problema real deve ser investigado e tratado rapidamente e evitar a aparição das varizes.

A gravidez causa varizes?

Não, a gravidez não é uma causa do aparecimento das varizes. Entretanto, em mulheres que já apresentavam o quadro antes pode piorar com a gestação.

Varizes são só um problema estético?

De forma alguma, as varizes podem causar inchaço, dores, cãibras, cansaço nos membros inferiores, manchas e outras condições além de poderem ser um sintoma de algo mais sério no sistema circulatório.

Mesmo que as varizes não te incomodem esteticamente, é preciso buscar um médico e realizar exames de imagem para encontrar a causa do problema.

Existe tratamento para as varizes?

Sim, por ser algo recorrente e que interfere a estética, as varizes sempre foram muito estudadas pela medicina. Hoje existem uma gama variada de tratamentos, tanto cirúrgicos quanto clínicos, que visam a retirada ou o fechamento das veias doentes. Entretanto, não existe um tratamento para resolver o problema venoso, então as varizes podem voltar a aparecer.

Quais são os tratamentos para as varizes?

Os tratamentos são divididos em três áreas: clínica, cirúrgica e escleroterapia.

O tratamento clínico consiste no uso da meia elástica, a escleroterapia em um conjunto de técnicas que causam o fechamento do vaso com substância injetável ou com laser e a cirurgia na remoção das varizes.

É importante ter em mente que cada caso é um caso e a escolha do tratamento deve ser feita, exclusivamente, por um cirurgião vascular ou um angiologista.

O que acontece se eu ferir as varizes?

O sangramento pode ser abundante e o indicado nessa situação é comprimir o ferimento com uma toalha limpa e se deitar com a perna ferida levemente elevada. Quando o sangramento parar, lave com água corrente e sabão, realizando um curativo em seguida.

Exame de varizes no Rio de Janeiro

O doppler, também conhecido como ecografia vascular, aprimorou o diagnóstico das varizes, permitindo tanto o mapeamento das varizes visíveis como também daquelas não identificáveis a olho nu.

Mais do que mapear, a ecografia vascular é capaz de identificar as causas da formação das varizes e pesquisar alterações em outras partes do corpo, como a pelve e o abdome, que podem ser as responsáveis pelas varizes nas pernas.

Agende a sua ecografia vascular na BAZA, clínica de diagnóstico de imagens na Barra. Nossa equipe está sempre disponível para qualquer dúvida que você tenha, entre em contato pelo telefone (21) 2486-5192 ou pelo nosso site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *