Homem gordo sentado em um sofá comendo fast-food e bebendo cerveja | Hábitos que prejudicam a circulação sanguínea

Hábitos que prejudicam a circulação sanguínea

 - (0) comentários

É sabido que existem diversos cuidados que podem ser tomados para manter o sistema circulatório saudável, como praticar atividades físicas regularmente e manter seus exames em dia. Por outro lado, fala-se menos de alguns hábitos comuns que podem ser prejudiciais à circulação sanguínea. É preciso estar atento à alimentação e a algumas práticas que podem contribuir para o aumento na formação de varizes e vasinhos.

Hábitos que prejudicam a circulação sanguínea

Excesso de sal na dieta

A ingestão excessiva de sal promove a retenção de líquido no organismo, o que causa inchaço, pode deixar o sangue mais denso e aumentar o trabalho do coração, levando a um aumento da pressão arterial. Isso pode danificar as paredes das artérias e favorecer o acúmulo de gorduras nessa região.

Ingestão excessiva de gorduras

O abuso de gorduras na alimentação pode ter como consequência a obesidade, que contribui para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, colesterol alto e hipertensão, fatores que dificultam a circulação e podem causar inflamação dos vasos sanguíneos.

Abuso de bebida alcoólica

O álcool favorece a desidratação do organismo, o que pode fazer com que ele retenha mais líquido e, consequentemente, aumente a pressão nas veias e artérias.

Falta de água

Manter-se bem hidratado contribui para que o sangue seja transportado corretamente para todos os órgãos do corpo. A baixa ingestão de água pode deixar o sangue viscoso, dificultando sua circulação pelos vasos.

Tabagismo

O cigarro é duplamente prejudicial à circulação, pois está relacionado à redução da espessura dos vasos sanguíneos e ainda diminui a concentração de oxigênio no sangue. Esses fatores podem comprometer o funcionamento das veias e artérias, que ficam mais suscetíveis a problemas como entupimento.

Sedentarismo

A prática de atividades físicas é extremamente benéfica para a circulação sanguínea, pois, durante os exercícios, os músculos comprimem as veias e ajudam a “empurrar” o sangue de volta para a parte superior do corpo, agindo como “corações” secundários.

Estresse

Além de ter influência direta no surgimento de problemas cardiovasculares como hipertensão, o estresse também causa a contração dos vasos sanguíneos e pode aumentar o risco de infarto.

Conheça a Baza, clínica de exames de imagem no Rio de Janeiro

Manter um estilo de vida saudável, com boa alimentação e prática de atividades físicas, é fundamental para que sua circulação sanguínea funcione corretamente. Além disso, também é importante consultar um médico caso surjam os primeiros sintomas de doenças vasculares, e fazer exames para identificar o problema e permitir um diagnóstico preciso. A Baza, clínica de imagens no Rio de Janeiro, conta com a melhor infraestrutura para você realizar seus exames. Temos tecnologia de ponta e profissionais altamente capacitados. Agende seu exame conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *