EXAMES

Ultrassonografia

Ultrassonografia

Abdominal Total

A Ultrassonografia Total do Abdome avalia o fígado, a vesícula biliar, o baço, o pâncreas, os rins, o intestino, a bexiga, a aorta, a veia cava inferior e as glândulas supra-renais para diagnosticar as causas de dores abdominais e localizar cálculos renais. Esse exame também consegue avaliar a presença de tumores, cistos e abcessos nas principais artérias abdominais, e ainda avaliar dilatações ou estreitamentos nelas.

Para exames realizados durante a manhã, o paciente precisa ter tomado 3 comprimidos de luftal (40g) no dia anterior, um no café da manhã, outro no almoço e o último no jantar. É pedido também que paciente tenha uma alimentação leve, sem gorduras, bebidas industrializadas, leite e derivados. É exigido que os pacientes não fumem um dia antes do exame e que façam jejum a partir das 22 horas da noite anterior. As mesmas regras valem para os exames realizados à tarde ou à noite, apenas o tempo de jejum muda: é preciso ficar 6 horas sem ingerir alimentos.

A prova motora é um exame complementar ao ultrassom do abdome, que serve para avaliar os mecanismos de contração e esvaziamento da vesícula biliar.

Esse tipo de exame só pode ser realizado durante a manhã, até as 10 horas, e o paciente precisa realizar uma dieta sem gorduras no dia anterior. No dia do exame, também é necessário que o paciente esteja em jejum absoluto por no mínimo 8 horas. Antes do exame o paciente terá que ingerir 8 copos d’água e reter a urina, pois a bexiga cheia permite mais clareza nos resultados. Ele também deve trazer uma barra de chocolate ou um queijo amarelo para ser consumido antes da segunda parte do exame.

BAZA Exames de Imagem: Referência em ultrassonografia

Estamos no Shopping Downtown, na Barra da Tijuca, e atendemos de segunda a sexta, de 8 às 18h. Agende sua ultrassonografia conosco!