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Alimentos que auxiliam na circulação sanguínea

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O bom funcionamento da circulação sanguínea depende de vários fatores. A má circulação se traduz em vários problemas como: celulite, varizes, colesterol alto, fadiga, dor nas pernas e inchaço. Os sintomas são variados, mas o problema se resume em um só: a má circulação.

Uma alimentação rica em vitaminas e minerais auxilia na manutenção da integridade dos vasos sanguíneos e, somada a uma boa hidratação, mantém a circulação sanguínea regulada. Cuide do seu bem-estar e da saúde do seu organismo cultivando bons hábitos.

Dicas de alimentos que melhoram a circulação sanguínea:

Vitamina C

Invista em alimentos ricos em vitamina C, pois estes fortalecem as paredes dos vasos sanguíneos, combatendo os radicais livres.

Abacaxi

O abacaxi possui uma enzima chamada bromelaína, que auxilia no tratamento das varizes Pessoas com varizes apresentam dificuldade em degradar fibrina (proteína), sendo então depositada ao redor dos microvasinhos. A bromelaína consegue quebrar essa proteína, diminuindo este acúmulo.

Salmão

É uma ótima fonte de proteína, ainda mais para quem está de dieta. O salmão é rico em ômega 3, que evita a formação de coágulos e depósito de gordura nos vasos. Esses benefícios tornam o sangue mais fluido, melhorando a circulação.

Alho

O alho é um bom aliado para aumentar a fluidez sanguínea. Os benefícios relacionados a ele para a saúde são enormes, e um deles é a sua capacidade de limpar o sangue. Outros alimentos que ajudam na circulação sanguínea que estão dentro do mesmo grupo são o rabanete e a cebola.

Oleaginosas

As oleaginosas são, por exemplo, as amêndoas e nozes. Estes alimentos ajudam a circulação sanguínea por apresentarem componentes especiais antioxidantes. As amêndoas contêm vitamina E, que combate a inflamação, e as nozes são ricas em ômega 3. É recomendado consumir a versão crua dessas oleaginosas sempre que for possível, pois após o cozimento se tornam mais ácidas. Amêndoa crua ou manteiga de nozes são ótimas maneiras de consumi-las, além da possibilidade de se fazer mingaus, saladas de vegetais e saladas de frutas com esse tipo de alimento.

Folhas verdes

Não importa qual será sua escolha de vegetal verde, o importante é não deixar de inclui-lo em sua alimentação, pois qualquer um deles é ótimo para saúde e circulação. Os vegetais verdes são os alimentos mais alcalinizantes que existem, pois possuem as fontes mais densas de clorofila do que qualquer outro alimento. A clorofila tem a função de limpar o sangue e o fígado, este último responsável por filtrar o sangue.

Sementes

As sementes de chia, linhaça e cânhamo são ricas em ácidos graxos, ômega 3, fibras e antioxidantes. Possuem proteínas anti-inflamatórias, que auxiliam a reduzir o colesterol e a melhorar a qualidade do sangue. Alimentos de origem animal contribuem para a acidez do sangue, enquanto proteínas de origem vegetal fazem ao contrário.

Aveia

Por ser repleta de fibra, a aveia ajuda no sistema digestivo e possibilita uma maior produção de energia para realizar as atividades diárias, além de melhorar a alcalinidade do sangue. O ideal é consumir esse alimento logo no início do dia, por exemplo, no café da manhã, para potencializar os efeitos. Caso não goste de aveia, existem outros grãos que possuem os mesmos benefícios como: arroz, milho, quinoa e amaranto.

Pepinos

O Pepino é semelhante ao aipo em benefício.Esse alimento tema capacidade de eliminar resíduos e toxinas, além de fornecer água, potássio, vitamina C e fibras, que melhoram o fluxo do sangue no corpo. Pepinos possuem propriedades anti-inflamatórias, entretanto é bom lembrar de comprá-lo na forma orgânica sempre que possível, para diminuir a exposição a pesticidas. Podem ser consumidos em saladas, sucos funcionais e sopas.

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