Mulher segurando um pimentão verde em frente à prateleira de legumes no supermercado | Alimentos que ajudam a prevenir as varizes

Alimentos que ajudam a prevenir as varizes

 - (0) comentários

As varizes são veias dilatadas e insuficientes, que costumam atingir pernas e pés. Elas costumam atingir principalmente mulheres a partir dos 35 anos e podem ser causadas por excesso de peso, idade avançada, gravidez, passar muito tempo em pé, entre outras razões. Mas você sabia que a alimentação pode ajudar a combater esse problema? Confira no blog da BAZA quais os alimentos que ajudam a prevenir as varizes. Entenda melhor:

Alimentos que melhoram a circulação

Sua dieta pode contribuir diretamente para a saúde das suas veias se ela privilegiar alimentos que mantêm a integridade dos vasos sanguíneos. Vejamos quais são eles:

  • Ricos em vitamina C: alimentos que contêm vitamina C, como laranja, limão, acerola, goiaba, caju ou amora, auxiliam no fortalecimento da parede dos vasos sanguíneos.
  • Quercetina: cebola, maçã e outros alimentos que contêm quercetina têm ação anti-inflamatória e são excelentes para prevenir as varizes.
  • Ômega 3: peixes como salmão, por exemplo, são muito eficazes pois evitam a formação de gordura e aumentam o fluxo sanguíneo.
  • Bromelaína: pessoas com varizes têm dificuldade de degradar a proteína chamada fibrina, que é depositada ao redor dos vasos e dificulta o fluxo sanguíneo. A bromelaína, presente no abacaxi, é capaz de quebrar essa proteína e evita esse problema nas veias.
  • Suco de uva integral: substâncias como flavonoides, ácidos fenólicos e resveratrol são encontradas na uva e possuem propriedades antioxidantes, que auxiliam na circulação e evitam a formação de vasos dilatados.
  • Sem glúten: o glúten em excesso prejudica a circulação e diminui o fluxo sanguíneo, então fazer o uso de alimentos sem glúten é positivo para a saúde.
  • Vitamina B3: essa vitamina colabora para vasodilatação, o que melhora a circulação. Ela pode ser encontrada no amendoim.

Alimentos que devem ser evitados

Alimentos mais pesados e gordurosos podem causar obstrução das veias, como frituras, leite, produtos lácteos integrais, carnes gordas, manteigas, banhas, bacon, linguiça, salsicha, açúcares, entre outros.

O consumo desses alimentos contribui para o surgimento das varizes, que podem ser diagnosticadas através do doppler colorido venoso dos membros inferiores. Este e outros exames você pode encontrar na BAZA, clínica de exames de imagem no Rio de Janeiro, que possui equipamentos de última geração para melhor atendê-lo. Marque seu exame conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *